DIA NACIONAL DO CATEQUISTA



Mensagem aos Catequistas
Comemoração do Dia do Catequista, 30/08/14
CATEQUESE, SERVIÇO ECLESIAL
DE AMOR DESINTERESSADO E SACRIFÍCIO PESSOAL

Queridos catequistas, dirigimos-lhes, hoje uma palavra de encorajamento e de gratidão; uma palavra de gratidão porque temos desafios a serem vencidos: deter a queda do Catolicismo em nossa Paróquia e cidade; e implantar o Catecumenato batismal como forma ordinária de ministrar a catequese na rotina pastoral de nossa Paróquia. E, uma palavra de agradecimento pelos serviços prestados incansavelmente para proporcionar a muitos a possibilidade de um encontro pessoal com o Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.
 É do conhecimento de todos que o Catolicismo no Brasil vem caindo drasticamente e que é previsto, para dentro de poucos anos, uma maioria numérica de evangélicos no País. Enfrentar o desafio de formar bem os Católicos na fé recebida dos apóstolos é uma tarefa da Igreja que só poderá ser desenvolvida a partir dos catequistas que, por  sua vez, devem estar bem conscientes do seu papel fundamental para o crescimento e expansão da obra evangelizadora. Certamente a fidelidade à doutrina  a ser transmitida torna-se absolutamente imprescindível visto que  não se trata de algo pessoal ou humano, mas de uma doutrina  e um múnus que nos foram confiados pelo próprio Senhor; é como dizia o mesmo Senhor: “Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou” (Jo 7,16). A aplicação ao trabalho e a fidelidade à doutrina exigem amor desinteressado e sacrifício pessoal; uma doação de si pelo bem dos outros.
 A outra grande tarefa de um catequista, hoje, e a partir de hoje, é a de conhecer e aplicar o Catecumenato batismal como os recentes documentos do Magistério eclesiástico têm declarado nos últimos  tempos ( ver: EN, n. 44; DGC, nn. 88-91; CCE, nn. 1229-1233; DA, nn. 293-294). Isto exigirá de cada catequista o empenho nos estudos destes últimos documentos a partir do Concílio Vaticano II. Portanto, não há mais aquela situação em que se podia ser catequista sem o hábito de uma séria e responsável atitude de constante leitura e estudos acerca das questões de fé, dos costumes e de pastoral. Desejamos que todos se empenhem com aplicação, com alegria e esperança na busca de um conhecimento profundo a respeito das proposições da Igreja em torno dos trabalhos a serem realizados em vista de um futuro da evangelização na Igreja Universal, Particular e Local.
 Oxalá, seja esta comemoração do Dia do Catequista um grande pentecostes na vida de todos vocês; que seja para todos um momento de luz, de alegria e de compensação espiritual pelo trabalho realizado.                               
 Em nome de toda a Igreja Particular de Campos, da cidade de Miracema e de tantos que já passaram e que ainda hão de passar por suas mãos na caminhada rumo aos Sacramentos de salvação, o Nosso Muito Obrigado e que Deus abençoe a todos vocês!
Pe. Alfredo Rosa Borges
vigário paroquial
e
Comissão Paroquial de Catequese.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CATECUMENATO BATISMAL, FIRME VONTADE DA IGREJA

ENCÍCLICA AURIETIS AQUAS

AGRADECIMENTO AOS CATEQUISTAS