MENSAGEM DOS PADRES DA FORANIA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA



Aconteceu hoje, 31 de agosto de 2014, em Miracema o encontro para as famílias previsto para todos os anos nas diversas Foranias da Diocese de Campos dos Goytacazes. Os Padres da Forania enviaram a seguinte mensagem ao povo de Deus.


ENCONTRO PARA AS FAMÍLIAS
Família, Santuário de valores,
lugar privilegiado para o cultivo da fé, do amor, da castidade e da honestidade.
  A família é um bem de valor inestimável, onde encontramos o aconchego e a proteção necessária para sobreviver neste mundo cheio de turbulências e dificuldades. Nem sempre vivemos um mar de rosas dentro da família, porém, apesar de todas as opiniões contrárias vivenciando o dia-a-dia, se a família está fundamentada no verdadeiro amor, se é uma família que busca a Deus, que abre espaço para que o Senhor faça parte desse lar, dessa família, por maior que sejam as turbulências e os desafios, a família permanecerá de pé, não cairá.
Infelizmente hoje em dia os verdadeiros valores estão sendo esquecidos. É necessário resgatá-los e tornar a vivenciá-los em nossos lares. Aos pais, pedimos que não meçam esforços para tentar  garantir que seus filhos conheçam os valores que realmente importam. Sejam exemplos. Os filhos,  eles necessitam de exemplos de amor, de honestidade, de esperança, de fé, de castidade. E é em vocês que eles se espelham.
“A família é base da sociedade e o lugar onde  as pessoas aprendem pela primeira vez os valores que as guiarão durante toda a vida”, afirmava São João Paulo II. É uma  instituição insubstituível, e é lá que fazemos nossos primeiros amigos, nossa primeira companhia, aprendemos  os primeiros passos e dizemos nossas primeiras palavras, aprendemos o respeito ao próximo, bons hábitos, amor, lealdade, honestidade. Aprendemos a rezar e descobrimos a força  e o poder da oração. Aprendemos a tratar Deus como Pai e Nossa Senhora como Mãe. Aprendemos algo interessante com cada um deles a todo instante, seja numa família grande ou pequena. 
Não existe família perfeita, pois apesar das similaridades são pessoas de várias idades, que viveram experiências diferentes e com visões  também diferentes  sobre os diversos pilares da vida. Portanto, que cada um aproveite cada particularidade dos seus familiares e acrescente sabedoria para a sua própria vida. Numa família, cada um tem algo a acrescentar aos outros. Que o mais novo agarre os ensinamentos dos mais velhos e passe para os mais novos, sem esquecer o mais importante, que é amar sua família incondicionalmente. 
 Famílias que sabem o valor da fidelidade, primeiro com Deus e depois com o seu próximo, sabem o valor do respeito ao ser humano. Temos uma grande responsabilidade, e uma grande missão a cumprir aqui na Terra. Precisamos não somente pregar o Evangelho, mas, mais do que isto, precisamos viver o Evangelho. A família, como Igreja doméstica, deve ser um lugar onde se transmite o Evangelho e donde o Evangelho se irradia. Deus precisa estar no centro do núcleo familiar e no coração de cada pessoa. Sua verdade precisa ser experimentada para termos força e coragem para combater o orgulho, o egoísmo, o desamor, a irresponsabilidade e o desrespeito.  
A família é um projeto de Deus, e nós temos a obrigação de cooperar com Ele na sua preservação. Essa cooperação com o criador exige, sobretudo dos pais, amor e responsabilidade. E nunca se esqueçam, queridos casais, “neste mundo, o nome do amor é fidelidade” (São João Paulo II,  II Encontro Mundial do Papa com as Famílias, Maracanã, Rio de Janeiro, 1997)
Famílias de Miracema, de Santo Antônio de Pádua e de toda a nossa forania, tenham confiança! Deus está conosco!
Com o nosso carinho e nossa benção,
Os Padres da Forania Santo Antônio de Pádua:
Pe. Maxwell, vigário forâneo e Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua em Santo Antônio de Pádua;
Pe. Marco Antônio, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Santo Antônio de Pádua;
Pe. Maurício, Pároco da Paróquia São Sebastião em Aperibé;
Monsenhor Matheus, Pároco da Paróquia Santo Antônio em Miracema;
Pe. José, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Miracema
Pe. João Paulo, Administrador Paroquial em Cambuci;
Pe. Valdemir, Pároco da Paróquia São José em São José de Ubá;
Pe. Liomar, vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio em Santo Antônio de Pádua;
Pe. Olavo Trindade, Capelão da Igreja Nossa Senhora de Fátima em Miracema
e
Pe. Alfredo Rosa Borges, vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio em Miracema
Diocese de Campos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CATECUMENATO BATISMAL, FIRME VONTADE DA IGREJA

ENCÍCLICA AURIETIS AQUAS

AGRADECIMENTO AOS CATEQUISTAS