ROTEIRO PARA A VIDA DE ORAÇÃO DOS FIÉIS


ROTEIRO PARA A VIDA DE ORAÇÃO
UMA AJUDA PARA ORGANIZAR SUA VIDA DE ORAÇÃO DIÁRIA

1- Estudo do Catecismo
2- Leitura Espiritual
3- Leitura Bíblica
4- Vida Sacramental
5- Devoção a Maria

INTRODUÇÃO
Amigo leitor,
Neste pequeno artigo, procuramos dizer algumas breves palavras sobre o roteiro de vida de oração para esclarecer um pouco a respeito da grande necessidade de se ter um avanço constante no amadurecimento da fé e da vida cristã. Não se trata exatamente de uma explicação teológica sobre cada item, mas de uma reflexão que nos ajuda a compreender melhor a sua necessidade no conjunto da vida espiritual.

1 - Estudo da Doutrina de Cristo
A doutrina de Cristo é tudo aquilo que está explicado no Catecismo da Igreja Católica, no Catecismo de São Pio X, no Compêndio do Catecismo da Igreja Católica e demais documentos aprovados e promulgados pelo Papa (assim podem ser os documentos provenientes de um concílio, das congregações e demais jurisdições romanas, ou do Próprio Sumo Pontífice) e exposto como doutrina universal e irreformável da Igreja Católica.
É dever grave do católico adulto buscar um adequado conhecimento da doutrina de Cristo e quem se descuida de o fazer comete pecado grave (Cf.  Cat. De São Pio X, n. 5). Portanto, ter um bom catecismo e estuda-lo como sendo a coisa mais importante da vida deve ser a primeira atitude de quem se faz católico. A coisa mais importante da vida não é a formação universitária nem o alto salário de quem tem um bom emprego, mas sim o conhecimento da doutrina de Cristo, o conhecimento da fé da Igreja que ela transmite com fidelidade de geração em geração. Estudar o catecismo é o primeiro e o mais importante elemento da vida de oração de qualquer fiel dentro da Igreja Católica. É através do estudo do catecismo que se põe em prática o primeiro mandamento e se aprende a fugir dos pecados contra a fé.

2 - Leitura Espiritual
Ler a vida dos santos, ter livros como Imitação de Cristo e o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem não é privilégio de padres e religiosos, mas uma obrigação de todo católico desde o primeiro instante da sua alfabetização. A leitura espiritual é o elemento da vida de oração que mais leva o católico ao amadurecimento na fé e à experiência pessoal com Deus. Nenhum católico deveria crescer sem ter o hábito de fazer leitura espiritual devido ao fato de ela ser o grande refúgio nos braços de Deus Pai nos momentos de solidão e sofrimento. Além disso, ela pode ser praticada em qualquer lugar, em casa, no trabalho, no ônibus, na praça, etc.

3 - Leitura Orante da Bíblia
Também chamada de oração mental, Lectio Divina e meditação, é uma maneira piedosa e necessária de ler a Bíblia, fazer uso da Sagrada Escritura em comunhão com a Santa Igreja de Deus, nossa Mãe e Mestra. Este elemento da vida de oração diária é fonte de paz e de comunicação concreta com Deus que sempre quer falar ao coração do homem. Trata-se do momento em que o fiel para e se põe à escuta da Palavra de Deus, (da sua voz) que sempre é viva e eficaz. A meditação diária da Palavra de Deus não deve ser omitida sem razões graves.

4 - Vida Sacramental
A vida sacramental consiste na confissão frequente e na comunhão na missa de domingo sempre que a pessoa estiver com a consciência tranquila e tiver conhecimento claro de que não cometeu nenhum pecado mortal depois da última confissão. Portanto, ter vida sacramental é confessar-se e comungar com regularidade de disciplina. Não é permitido a ninguém confessar-se apenas uma vez por ano e comungar o ano inteiro. Quem se confessa só uma vez no ano, também só deve comungar uma única vez por ano. Só é possível comungar tranquilamente e sem drama de consciência àquele que se confessou há poucos dias.

5 - Devoção a Nossa Senhora
“A devoção a Maria é fonte de vida Cristã profunda” (São João Paulo II, Homilia da Missa de Dedicação da Nova Basílica de Aparecida, 4 de julho de 1980, in: LH, vol. IV, p. 1371). Ser devoto de Nossa Senhora consiste em amar a Mãe de Nosso Senhor. Quem a ama e a ela recorre com carinho e ternura pode estar certo de que conseguirá a salvação eterna. Se a expressão do amor à Santa Mãe de Deus é a oração do terço de Nossa Senhora, isso é ainda melhor; porque, o terço mariano tem o poder de infundir na alma uma profunda paz e de tirar do cristão os medos que sempre rondam os seres humanos desde que o pecado original foi cometido por nossos primeiros pais, o casal Adão e Eva. Ser devoto da Virgem Maria é ter plena certeza da sua companhia e da sua ajuda e socorro em todos os momentos e situações da vida.

Conclusão
Estudar a doutrina de Cristo para ter pleno conhecimento dela e fazer desse estudo o ato mais importante da vida, fazer leitura espiritual para ter uma maior intimidade com Deus, fazer a meditação da Palavra de Deus, confessar e comungar com mais maturidade e esclarecimento e amar a virgem, Mãe de Deus, expressando nosso carinho para com ela através da oração do terço são práticas possíveis a todo católico desde muito cedo. Este deve ser o nosso propósito para a vida toda, o nosso programa de vida. Se nos empenharmos nesse roteiro de vida de oração com o firme propósito de crescer na fé e melhorar como cristãos e seres humanos, em pouco tempo veremos a graça de Deus operando grandes coisas em nós (Cf. Lc 1, 49). Assim, poderemos caminhar com a segurança da salvação e confiantes de que Deus estará conosco sempre. Trabalhar empenhadamente para pôr em prática este roteiro de vida de oração é buscar em primeiro lugar o Reino de Deus sabendo que o resto virá como acréscimo (Cf. Mt 6, 33) isto é, empenho pela transformação e melhora do ambiente em que vivemos, a preocupação com os pobres e marginalizados, o cuidado para com todos os doentes, o cuidado para com o planeta e o meio ambiente, etc.
Caro leitor e amigo, que o bondoso Deus e pai esteja com você e lhe cubra de inúmeras bênçãos sempre e lhe dê a paz.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CATECUMENATO BATISMAL, FIRME VONTADE DA IGREJA

ENCÍCLICA AURIETIS AQUAS

AGRADECIMENTO AOS CATEQUISTAS