ATUALIDADE DA MENSAGEM DE FÁTIMA


TRÍDUO DE ENCERRAMENTO DO MÊS DE MAIO DE 2018
QUASE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE BARCELOS
Praça Nossa Senhora da Conceição, S/N; Barcelos, São João da Barra, RJ.
Cep: 28220-000
Telefone: 22-2741-5382
Alocução Mariana para o dia 30/05/18
Atualidade da mensagem de Fátima
“Os pecados que mais levam almas para o inferno são os pecados da carne. Hão de vir muitas modas que hão de ofender muito a Nosso Senhor… As pessoas que servem a Deus não devem andar na moda. A Igreja não tem modas. Nosso Senhor é sempre o mesmo” (Palavras de Nossa Senhora a Beata Jacinta Marto de Fátima, Ver: https://osegredodorosario.blogspot.com/2012/05/mensagem-nossa-senhora-de-fatima.html?showComment=1527725009153#c2810166496596055895, on-line em 01/06/2018, às 15:04h)   

Caríssimos irmãos e irmãs, hoje quero fazer breve alusão à palavra de Nossa Senhora a respeito das modas que estavam por vir e que, segundo ela, ofenderiam muito ao coração do seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Tais modas não dizem respeito apenas ao modo de vestir das mulheres, a partir de um determinado tempo da história recente da humanidade, mas à uma diversidade de coisas que foram chegando e entrando no uso corrente das pessoas que não fazem caso se isso é bom ou ruim, se está de acordo com a moral ou não, se está de acordo com os princípios cristãos e religiosos ou não, se está de acordo com a fé revelada por Cristo e ensinada perenemente pela Igreja ou não... simplesmente todos aderem e praticam.
Vejamos o que se passou a fazer com a Liturgia Católica depois da reforma pastoral realizada pelo Concílio Vaticano II.
No afã de agradar aos participantes das Santas Missas, como se a Missa fosse celebrada para agradar ao povo e não a Deus, os padres começaram a fazer todo tipo de acréscimos nos ritos litúrgicos e introdução de gestos e cânticos nas santas celebrações de modo que, hoje em dia, se um padre, ao celebrar a Santa Missa, apenas segue o rito estabelecido no Missal Romano, é visto como antiquado e sem carisma ou, até mesmo, como um padre sem fé. Está na moda não se apoiar no rito, mas nas iniciativas pessoais de maneira que a Missa fique diferente; nenhum padre celebra da mesma maneira, sóbria e serena, que o Santo Padre. Por conta disso, o Sr. Cardeal Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, Robert Sarah, pediu: “Queridos Sacerdotes, não inventem nada na Liturgia, vamos receber tudo de Deus e da Igreja” (https://www.youtube.com/watch?v=EyQErSDk9YQ).
Um outro modismo que se pode destacar é o que diz respeito ao namoro dos nossos filhos. Virou moda todo casal manter relações sexuais antes do casamento e continuar comungando como se tal prática não fosse mais pecado mortal contra o sexto mandamento da lei de Deus. Além de namorar de uma maneira muito extravagante e indecente, os casais já nem podem mais pensar em virgindade durante o namoro; é coisa do passado guardar a virgindade até o casamento... os casais de noivos ou namorados católicos ou não, já não levam mais em conta que agarramentos e beijação são expressões de ternura que devem ser reservados para o tempo do casamento; e que, uma  vez que se praticam fora do legítimo matrimônio, ofendem gravemente a Deus (Cf. CCE, 2350). A questão do namoro, no entanto, é apenas um pequeno começo do modismo acerca dos comportamentos sexuais desregrados. Nos dias atuais, está na moda o comportamento gay. Aqui, não tocaremos na questão da ideologia de gênero por falta de tempo e espaço. Os grandes artistas passaram a se comportar de maneira estranha para homens e mulheres que seguem um padrão de ética comportamental e influenciaram  a cabeça e a atitude de quase todos dentre o povo de tal maneira que todos acham bonito alguém se declarar gay e viver como tal. Os especialistas sérios já declararam que o homossexualismo estrutural, isto é, aquele que não sabemos exatamente quais são as suas causas e que se tornou irreversível, é raro e que quase todos os que se dizem gays, hoje em dia, só o são porque escolheram viver assim. Será que essa moda não é muito mais terrível do que a moda das roupas decotadas, curtas e apertadas das mulheres? Além dessas coisas maiores, também já virou moda que os pais católicos escolham nomes sem sentido para os filhos Cristãos e que não transmitam mais a fé aos filhos e netos com o argumento de que eles são livres para escolher a religião que quiserem mais tarde quando tiverem entendimento acerca do assunto. Se um casal católico tem preguiça e pouca convicção de fé para evangelizar os próprios filhos e netos, que eles naturalmente amam, será que a Igreja poderá contar com eles para evangelizar o mundo pagão que está à nossa volta?
Muitas outras modas já estão em vigor há muitas décadas nas sociedades e muitas outras ainda chegarão até nós (os casais têm apenas um ou dois filhos sem motivo aparente, o uso de contraceptivos, tatuagens, piercings, cortes e penteados esquisitos, roupas inadequadas para homens e mulheres no interior das igrejas e nas celebrações, etc). Eu pergunto, o que eu, como católico, tenho feito para me prevenir contra esse tipo de ataque de satanás que tem varrido grande parte das estrelas do céu bimilenar da Igreja (Cf. Ap 12, 4)? Tenho procurado conhecer a doutrina revelada por Cristo e aderir a ela de modo a conseguir bom discernimento das coisas que estão à minha volta ou continuo acomodado achando que com aquilo que sei, da religião revelada, é o suficiente para ganhar o céu a partir da prática medíocre da minha fé católica (Cf. Cat. de São Pio X, nº. 5)? Certamente, além de rezar o terço, Nossa Senhora de Fátima quer ver os católicos muito empenhados em conhecer a doutrina de Cristo que é a única que dá esperança de vitória sobre as tentações do mal e certeza de conquistar a vida eterna.
Peçamos a Nossa Senhora que nos desperte a consciência para que não fiquemos acomodados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CATECUMENATO BATISMAL, FIRME VONTADE DA IGREJA

ENCÍCLICA AURIETIS AQUAS

AGRADECIMENTO AOS CATEQUISTAS